Entroncamento - Museu Nacional Ferroviário assinala 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal - Circo Natureza

28/10/2016

Entroncamento - Museu Nacional Ferroviário assinala 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal


No âmbito da celebração dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal, o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, preparou um programa especial para o fim de semana, entre os dias 28 e 30 de outubro.

Programa:

Sexta-feira, 28 de outubro, a abertura do programa acontece às 15h00 com Michel, Tap Dance Center Lisboa. Segue-se a inauguração de um evento de modelismo ferroviário – Locomodels, que compreende a exposição de miniaturas em partilha do espaço com comboios reais, comercialização de artigos, demonstrações e oficinas dedicadas a especialistas e a todos os visitantes. Estarão presentes modelistas particulares vindos de Portugal e de Espanha, bem como marcas e lojas especializadas estando já confirmados 40 participantes com várias maquetas autónomas, uma maqueta modelar com 40 metros e vários stands profissionais. Estarão ainda patentes ao público dioramas onde será possível ver os comboios miniatura a circular. O evento inicia no dia 28, às 15h00, com encerramento no dia 30, às 18h00.

Seguidamente será a inauguração de uma nova área expositiva no Museu Nacional Ferroviário. Esta nova área é dedicada ao trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro e compreende a exposição de uma riquíssima coleção de máquinas-ferramenta oriundas de uma antiga oficina ferroviária localizada na Figueira da Foz. Algumas destas máquinas-ferramenta que agora se expõem ao público datam de 1882, ano em que a oficina foi inaugurada. As restantes são das décadas de 20 e 40 (e algumas posteriores) do século passado, testemunhado a inovação e atualização do trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro.

Ainda no dia 28 será inaugurada a exposição temporária “Nas Entre-Linhas” da artista plástica Joana Arez. Esta exposição propõe uma nova forma de olhar para os Caminhos de Ferro, dando continuidade ao trabalho que este museu tem vindo a desenvolver para o cruzamento de diferentes formas de expressão artística que interpretam o Património Ferroviário Nacional através de novas perspetivas.

No dia 29 de outubro, sábado, às 16h30, será a vez de Pedro Dyonysyo animar o Museu Nacional Ferroviário com um concerto acústico. Durante este dia haverá ainda várias oficinas temáticas dedicadas às famílias.

A 30 de outubro, domingo, será a vez do cinema. “Paddington”,é exibido na carruagem-auditório às 16h30 e fará a delícia das crianças.

A entrada é livre.

Horário do Museu Nacional Ferroviário:
28 de outubro das 15h00 às 20h00
29 de outubro das 10h00 às 20h00
30 de outubro das 10h00 às 18h00

Sem comentários: