Chamusca - Comemorações dos 500 anos do nascimento de Ruy Gomes da Silva - Circo Natureza

24/10/2016

Chamusca - Comemorações dos 500 anos do nascimento de Ruy Gomes da Silva

No ano em que se assinala os 500 anos do nascimento de Ruy Gomes da Silva, que se comemora a 27 de outubro, o Município da Chamusca assinala a data com várias atividades entre os dias 27 e 29 de outubro, nomeadamente uma Palestra e um Encontro de Bibliotecas Itinerantes.

Rui Gomes da Silva, figura marcante do Séc. XVI, era filho de D. Francisco da Silva e de D. Maria de Noronha, senhores de Ulme e da Chamusca, tendo estes lugares sido elevados a vilas através da influência por si movida junto do rei de Portugal.

Numa singela homenagem o Município da Chamusca perpetuou o seu nome através do nome escolhido para a Biblioteca Municipal, assim como pelo nome escolhido para o recente projeto da Biblioteca Itinerante "Biblioteca do Ruy".

Desta forma e para assinalar a data estão agendadas as seguintes atividades:

Dia 27 outubro

Palestra “Ruy Gomes da Silva, entre o homem e o príncipe” por Guillermo Rocafort Pérez, professor de Economia Pública e Economia Empresarial na Universidade Carlos III em Madrid, autor entres outras publicações de “El principe de Éboli” (2007), traduzido e editado em Portugal com o título de “O Príncipe da Paz” (2008). Nesta palestra serão abordados os seus feitos e factos que com toda a certeza irão reforçar a imagem de lealdade e amizade, diplomacia e tolerância.

Dia 28 e 29 outubro

I Encontro de Bibliotecas Itinerantes: Itinerâncias, caminhos para novas narrativas

Sendo Ruy Gomes da Silva patrono da Biblioteca Municipal da Chamusca e neste ano, ter sido inaugurada e iniciado atividade a Biblioteca Itinerante do Município da Chamusca - Biblioteca do Ruy, é oportuno a realização deste I Encontro de Bibliotecas Itinerantes. Subordinado ao tema “Itinerâncias – caminhos para novas narrativas”, este Encontro visa fomentar o encontro e a partilha de experiências, projetos, saberes e ideias através da partilha do livro e da leitura. “

Dia 29 outubro

Apresentação do livro “Ruy Gómez de Silva, de Privado de Felipe II a Señor de Vasallos de Aurelio Garcia López, doutor em História pela Universidade de Alcalá, trabalha como arquivista e trabalha em vários projetos de investigação para Instituições Culturais Internacionais. Com várias publicações, a sua última Biografia é dedicada a Ruy Gomes da Silva.

Sem comentários: