Abrantes - 15.ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional entre 28 e 30 de outubro - Circo Natureza

28/10/2016

Abrantes - 15.ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional entre 28 e 30 de outubro


As iguarias da doçaria portuguesa chegam a Abrantes, entre os dias 28 e 30 de outubro, e estarão reunidas no antigo Mercado Municipal da cidade. Do programa de animação da Feira, deste ano, destacam-se as oficinas de doces abrantinos, menos conhecidos pela comunidade local, e peças de teatro de fantoches, criados pelas crianças.

Mulatos, Limas, Castanhas Doces, Lampreias de Ovos, Broas de Mel, Palha de Abrantes e Tigeladas figuram na doçaria de origem abrantina. No entanto, apenas a estes três últimos lhes é reconhecida a proveniência de Abrantes. Com o objetivo preservar as antigas receitas, o evento mais doce do ano oferece aos seus visitantes duas oficinas para resgatar algumas dessas delícias. A primeira será para pais e filhos, que irão aprender a fazer Castanhas Doces, às 11h30, de 29 de outubro. No mesmo dia, às 15h, haverá outra oficina sobre Mulatos. Estas atividades, orientadas pelo Chef Fernando Correia, da Pastelaria Tágide, são gratuitas, mas com inscrições obrigatórias e limitadas.

A Feira da Doçaria terá, no seu menu, demonstrações de confecção de doces. Na inauguração, o Chef Fernando Correia apresentará sobremesas com aplicações de Palha de Abrantes e de Tigeladas. Sábado, às 16h30, e domingo, às 14h30, a doceira Celestina Luísa mostrará como se fazem as passas de figo fritas, as filhoses e os sonhos de abóbora.

Esta edição, além da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Abrantes, traz também peças de teatro com fantoches e cenários criados pelas escolas. Para adaptar e representar a história da Palha de Abrantes, foram desafiados o Grupo Cénico da Sociedade Artística Tramagalense e o Grupo de Teatro Palha de Abrantes, que apresentarão, na tarde de sábado e com repetição no domingo, os seus espectáculos dedicados aos mais pequenos.

Também para as crianças, haverá animação infantil com balões, pinturas faciais e jogos nos três dias da feira. E a atuação de “Pipinela & Luigy”, com malabarismo e truques de magia, acontecerá na tarde de dia 29 de outubro.

Durante o certame, acontecerão vários momentos musicais, que começam na sexta-feira à noite, com o grupo de música tradicional portuguesa “Rosa dos Ventos”. No sábado, será a vez da atuação da banda de tributo aos Beatles “The Teables”. E, no domingo à tarde, “Pedro Dyonysyo” subirá ao palco, acompanhado pelo violinista Ricardo Esteves.

O cardápio deste evento, organizado pelo Município de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, é ainda composto por atividades desportivas. No dia 29 de outubro irá decorrer o Night Urban Trail “O Palhinhas”, às 21h, e no dia 30 de outubro, às 9h, terá início o passeio em BTT “Na Rota da Palha”.

Na sua 15.ª edição, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional promete, mais uma vez, tornar Abrantes na capital das doces tentações portuguesas. Para isso, são esperadas iguarias nacionais, como os Ovos-Moles de Aveiro, as Queijadas de S. Gonçalo, as Lérias, os Foguetes e as Brisas do Tâmega de Amarante, o Pão-de-ló de Ovar, o Pão-de-ló e as Cavacas de Margaride, as Malassadas dos Açores, os Bolos de Mel da Madeira, o Bolo Fidalgo e o Pão de Rala do Alentejo, as Cornucópias de Alcobaça, as Cristas de Galo e os Pitos de Santa Luzia de Vila Real, os Rebuçados de Ovo de Portalegre, a Palha de Abrantes, as Tigeladas e as Broas de Mel, entre muitas outras.

Sem comentários: