16/09/2016

Sertã - Exposição "Gravuras e Colagens" de Natércia Almeida na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, tem expostas "Gravuras e Colagens", até 29 de outubro. A autora da exposição, Natércia Almeida, é natural de Santarém mas reside, atualmente, na área de Lisboa. 

Iniciou o trabalho artístico com os seus filhos e, mais tarde, com os netos. Com recurso a materiais reciclados, ocupava o tempo livre dos mais novos em tarefas manuais criativas e sensíveis, através de técnicas simples, de onde resultavam trabalhos de pintura, recorte e colagem.

Autodidata em pintura, frequentou o curso de desenho e pintura a aguarela e óleo na Universidade Internacional para a Terceira Idade, em Lisboa, de 1986 a 1987. Iniciou o estudo de azulejo em 1993 na Oficina 59, desenvolvendo-o posteriormente na Oficina Cântaro, em Oeiras, e na Fábrica Sant'Ama, em Lisboa. Frequentou cursos de Arte e Cultura, Gravura e publicou o livro de poesia "Pintar as palavras" em 1993. Participou na publicação "Viola Delta XXX – Livro colectivo – Poemas sobre o Pai" e ilustrou o conto "História de uma mãe", no "Livro e Contos de Hans Cristian Andersen (2008), parte integrante da Exposição "Tudo Dança", organizada pelo dinamarquês Niels Fischer.

Tem apresentado, desde 1989, os seus trabalhos com regularidade em exposições individuais e coletivas em diversos espaços, com destaque para a Biblioteca Nacional, Museu Municipal Amadeu de Sousa Cardoso, Museu do Trabalho Michel Giacometti, Galeria Corrente d'Arte, Galeria Diferença, Atelier Ponto de Luz e Casa Museu José Relvas.

A exposição "Gravuras e Colagens" poderá ser vista, de terça a sexta-feira, das 10 horas às 18h30, e segundas e sábados das 10h30 às 18 horas. De entrada gratuita, esta exposição é dinamizada pela Câmara Municipal da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.

Sem comentários:

Enviar um comentário