Constância - Jornadas Europeias do Património com passeio pedestre interpretativo

O Município de Constância vai assinalar as Jornadas Europeias do Património, no próximo dia 25 de setembro, com um passeio pedestre interpretativo, designado "Rota dos moinhos e azenhas de Alcolobre".

Com início às 10h00, na Ecoteca do Parque Ambiental, em Vale de Mestre, freguesia de Santa Margarida da Coutada, o passeio pedestre vai percorrer as margens da ribeira de Alcolobre, realçando a relação do património natural deste curso de água - que corre num vale profundo e rochoso -, e o património cultural, visível através das ruínas de azenhas, moinhos, levadas e açudes, testemunhos da importância socioeconómica que a ribeira teve para a comunidade da região.

O percurso, devido ao terreno acidentado, é exigente e demorado, daí aconselhar-se os participantes fazerem-se acompanhar de um lanche reforçado.

Recorde-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, evento que este ano tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância da relação entre o Património e as Comunidades, destacando o papel que as comunidades desempenham na gestão da sua própria herança cultural e nos ambientes que as envolvem.

Distância: 7 km | Duração médio: 4h00 | Dificuldade: Considerável.
Inscrições: parqueambiental@cm-constancia.pt |Tel: 249 736 929

Foto: C.M.C.

Comentários