Festas do Sardoal 2012 - programa - Circo Natureza

19/09/2012

Festas do Sardoal 2012 - programa




As Festas do Concelho de Sardoal decorrem entre 21 a 23 de Setembro e este ano vão incluir a VI edição da "Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão".  No espaço da Praça Nova será instalado, além desta feira, um pólo de divulgação de artesanato e dos agentes económicos concelhios ligados à produção de vinho e doçaria.


O Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, vai presidir à sessão de encerramento das Jornadas "Mestre do Sardoal", que vão decorrer no Centro Cultural Gil Vicente, dia 21 de Setembro, às 17h30. 



Os destaques do programa de animação passam pelos concertos dos "Uxu Kallus" e "One Vision - tributo aos Queen", as Jornadas "Mestre do Sardoal", o X Festival Hípico, duas exposições de fotografia, entre outros atractivos. O Getas, centro cultural de Sardoal vai encerrar as festividades com um espectáculo inspirado em Gil Vicente e na "Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela".  "À  Guiza do Sardoal", assim se designa o espectáculo, vai contar com a participação de alguns instrumentistas da Filarmónica União Sardoalense, o Rancho Folclórico "Os Resineiros", de Alcaravela e o DJ local Ricardo Constantino.

No dia 20 de Setembro, "Cisne", um filme de Teresa Vilaverde, será exibido no Centro Cultural Gil Vicente, às 21h30. Neste dia "Zero" muitas tasquinhas já terão animação com música ao vivo. 

Feira do Fumeiro, Queijo e Pão

Na "Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão" vão estar expositores/vendedores oriundos de todo o país (Seia, Cabeceiras de Basto, Palmela, Vila Velha de Ródão, Mirandela, Vila de Rei, Abrantes, Sardoal), com uma grande variedade de produtos gastronómicos (presuntos, salpicões, chouriças, morcelas, paios, farinheiras, toucinhos, alheiras, bolas de carne, maranhos, bucho, entre muitos outros enchidos). Também na Praça Nova haverá uma tasquinha a cargo do GETAS (grupo de teatro) que fornecerá refeições.

Exposições de fotografia

Inserida nas Festas de Sardoal, vai estar patente no Centro Cultural Gil Vicente uma exposição de fotografia que assinala os 25 anos de percurso profissional do fotógrafo sardoalense Paulo Sousa. A mostra denominada “Era uma vez...” é inaugurada no dia 21 de Setembro pelas 18h00. 

Na sede do GETAS vai ser instalada uma exposição colectiva de fotografia analógica, com a participação dos fotógrafos Pedro Sousa, Pedro Freitas, Bárbara Morais, João Camacho, Alexandre Costa, Raul Pires Coelho, Bruno Teixeira, Bruno Candeias, Nuno Brandão, Jota Picos, Hugo Gamelas, Raul Sá Dantas, Paulo Pires e José Paulo Narciso. 

Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais

No dia 22 de Setembro haverá um Colóquio denominado "Conversas sobre Folclore e Etnografia", com a participação de alguns especialistas nesta matéria, como é o caso de José Alberto Sardinha, Aurélio Lopes e António Lopes Pires. Esta actividade terá lugar no Centro Cultural Gil Vicente, pelas 14h30. O palco da Praça Nova recebe o Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais pelas 17h30.


Festival hípico, actividades radicais

A vertente desportiva também vai fazer parte das Festas do Sardoal. O Festival Hípico, que se realiza no domingo, 23 de Setembro, comemora o seu 10.º aniversário e vai ter uma edição especial. Para além das provas de competição, vai apresentar um espectáculo de Horseball, através de um jogo-demonstração a cargo do Clube Horseball da Quinta da Figueira. O festival decorre nos terrenos do Freião, onde fica ainda instalado um Stand-Exposição do Exército Português, com torre de actividades radicais e viaturas blindadas da Escola Prática de Cavalaria. 


As Festas do Concelho destinam-se a celebrar a elevação de Sardoal à Categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de Setembro de 1531, Este ano, comemoram-se os 481 anos desta efeméride.
(Clique nas imagens para as aumentar)

Sem comentários: