Barroco Tropical - Novo romance de Agualusa - Circo Natureza

05/09/2009

Barroco Tropical - Novo romance de Agualusa


Há ainda um hospício com "homens musculosos, completamente nus, a cabeça rapada, pintada de branco, presos pelos tornozelos com grossas cadeias de ferro a motores ferrugentos e outras pesadas peças mecânicas". Chama-se Centro de Saúde Mental Tata Ambroise, e foi inspirado no Centro de Medicina Tradicional Avô Kitoko
. Entre muitas inspirações que o autor confessa no final do romance.

Núbia de Matos, Malaquias da Palma Chambão, Bárbara Dulce, Clara Bruna, Benigno dos Anjos Negreiros, Mãe Mocinha, Humberto Chiteculo, Frutuoso Leitão, Ramiro e Myao, Halípio Honrado, Pascal Adibe, Salomé Monteiro Astrobello celebrizada como Kianda e Rato Mickey anteriormente conhecido como Mestre António Taborda são aslgumas das personagem que completam a narração de um tempo futuro, mas que visto aos olhos de hoje está desactualizado. 2020 em Luanda é um cenário que já foi visto em pleno 2009. Estará Luanda a evoluir ou a regredir desta maneira?

Uma mulher cai do céu durante uma tempestade Tropical. E é este episódio que serve para o autor contar a história. É em volta deste acontecimento que as personagens se cruzam entre si, e se relacionam.

Um livro que não pode deixar de ler. Barroco Tropical, de José Eduardo Agualusa.

Sem comentários: