Vila Nova da Barquinha - "Conversas 4.0" dão a conhecer os intervenientes e o trabalho desenvolvido nas Residências Artísticas

O Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha acolhe este sábado, 6 de outubro, a iniciativa "Conversas 4.0 - Residências Artísticas", que dará a conhecer os intervenientes e o trabalho desenvolvido na quarta edição das Residências Artísticas (2018), no âmbito do projeto Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

Participa nesta conversa, entre outros convidados, o curador do Programa Arte Pública da Fundação EDP e curador do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, João Pinharanda., estando a moderação da conversa a cargo de Carlos Vicente.

Na mesma ocasião terá lugar uma visita guiada à obra de Manuel João Vieira inserida no projeto ARTEJO, no Alto da Fonte, com a presença do artista.

O ARTEJO é um projeto artístico com a comunidade, promovido em parceria com a Fundação EDP e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e surge integrado no Arte Pública Fundação EDP, um programa com âmbito nacional, orientado para territórios de baixa densidade, como instrumento de inclusão social.

Através do Arte Pública Fundação EDP e do ARTEJO, os parceiros pretendem democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público.

Programa "Conversas 4.0 - Residências Artísticas":

09h30 - Recepção aos Convidados

10h00 - Sessão de Abertura com Fernando Freire, Presidente da Câmara, e Marina Honório, Vereadora da Cultura

10h30 - Martinho Costa – “Imagem Líquida”

10h55 - Rita Torres – “Luminescências”

11h20 - Orlando Franco e André Banha – Intervenção na paisagem, instalação

11h45 - Luis Rocha – “Objeto”

12h10 - Marta Sicurella e Maurizio Borrielo – “Cais e rampas do rio”

15h00 - João Pinharanda, curador do Programa Arte Pública da Fundação EDP

15h20 - Fernão Cruz – “Ain’t No Mountain High Enough”

15h45 - Francisca Pinto – filme “Jogos Temporais”

16h10 - Paula Simão – “Lugares do Centro, ponto Barquinhense”

16h35 - Hugo Araújo e João Marques – “Finding Cinema”

17h00 - António Castanheira - Estratigrafias

17h30 | Visita à Obra de Manuel João Vieira (artista do projeto Artejo/ Programa Arte Pública da Fundação EDP), com a presença do curador João Pinharanda e da diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia.

Créditos fotográficos: Pérsio Basso (CMVNB)

Comentários