Sertã - Vítor Lopes dá a conhecer "A Arte do Papel e dos Fósforos" na Casa da Cultura

A Casa da Cultura da Sertã tem patente, até 31 de agosto, a exposição "A Arte do Papel e dos Fósforos", da autoria de Vítor Lopes.

Sertãs, barcos e moinhos são alguns dos objetos decorativos em exposição, elaborados com recurso a materiais diversos como fósforos, paus de gelados, palitos e páginas de diversas publicações.

Vítor Manuel Farinha Lopes, nasceu a 14 de janeiro de 1973 e reside em Entre-a-Serra, freguesia da Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã. A sua experiência profissional prende-se essencialmente com os trabalhos duros e pesados da vida na serração. Embora nunca se tenha dedicado afincadamente aos trabalhos manuais, recorda desde criança um barco em fósforos que o pai fez na década de 60, quando estava a prestar serviço militar. As aulas de Trabalhos Oficinais nos tempos de escola também lhe trazem recordações com algum apreço e servem de inspiração.

Mas só em dezembro de 2016, ao visitar uma página de facebook, vê uma peça e desafia-se a si mesmo a fazer algo semelhante. Começou assim o seu hobby, que lhe ocupa muitas horas dos seus tempos livres, a par dos trabalhos hortícolas. As suas peças não são planeadas ou desenhadas: inicia a peça e à medida que vai ganhando forma, é que decide o passo seguinte.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e ao sábado, das 10 às 17 horas.

Comentários