Festas de Abrantes 2017 com Aurea, Pedro Abrunhosa, Átoa e GNR (programação completa)

Aurea, Pedro Abrunhosa e Abrantes BigBand, GNR, ÀTOA e David Antunes são os cabeças de cartaz da edição de 2017 das Festas de Abrantes. Entre 13 e 18 de junho, Abrantes prepara-se para receber milhares de visitantes para os eventos desportivos, culturais e recreativos que decorrem a diferentes horas e em vários sítios da cidade.

Os motivos de atração são variados, a começar desde logo com o Concurso Nacional de Saltos – Hipismo, que terá lugar na Margem Sul do Aquapolis – Rossio ao Sul do Tejo, no fim de semana que antecede o início das festividades (nos dias 9, 10 e 11 de junho). Para o dia 9 de junho, está também marcada a inauguração da IX Antevisão do MIAA, a exposição, sob o tema a Romanização do médio Tejo, estará patente no Museu D. Lopo de Almeida – Igreja de Santa Maria do Castelo, até 21 de janeiro. Ambas as iniciativas fazem parte do programa associado à edição deste ano das Festas de Abrantes.

O dia 13 de junho será a porta de entrada para as comemorações das Festas’2017 com os primeiros concertos. A par de grandes nomes da música portuguesa, integram o cartaz projetos locais, os Grupos de Cantares e Ranchos Folclóricos e a música popular, que abrilhantam os bailes no Jardim da República.

Também o desporto será um dos pontos fortes do programa deste ano, com modalidades para todos desde o downhill urbano, o Abrantes na diagonal ou o uphill, a atividades náuticas (festival de canoagem), carrinhos de rolamentos, show motorizado, atletismo, jogos tradicionais, futebol e voleibol de praia e torneios de xadrez e sueca.

Outros motivos de atração são o artesanato urbano, a animação de rua, as tasquinhas e os doces tradicionais que pontuam o Centro Histórico da cidade.

A edição de 2017 das Festas de Abrantes ficará também marcada por ser o momento em que se encerram as comemorações do centenário da elevação de Abrantes à categoria de cidade.

13 A 18 JUNHO ’17 // 
FESTAS DE ABRANTES
PROGRAMAÇÃO


13.JUNHO ´17

ANIMAÇÃO/ FESTAS DE ABRANTES

ELSIO NUNES
20H00 // Jardim da República

HANDMADE
22H00 // Praça Barão da Batalha
Os Handmade são uma banda que tem como característica principal, a conversão de temas conhecidos, na sua maioria de raízes tradicionais e populares portuguesa, com arranjos únicos que criam uma sonoridade muito própria, fundindo géneros como o rock com o tradicional ou do tribal à eletrónica.

KWANTTA
23H30 // Praça Raimundo Soares
A banda, conhecida pelas influências pop, rock, reggae, jazz e ska, assume, agora, um estilo mais sóbrio, mas com os habituais laivos de irreverência e, sobretudo, com a alegria e com o espírito positivo que os caracteriza. O passar dos anos e toda experiência adquirida faz com que este trabalho ganhe outra maturidade.

DJ PAUL'S
01H00 // Praça D. Francisco de Almeida
Ao fim de quase 15 anos de carreira, sempre alvo das melhores críticas, DJ Paul S, continua na estrada a espalhar ritmos quentes e enérgicos, e a partilhar o seu groove, somando fãs e experiências memoráveis!

14.JUNHO ‘17
DIA DA CIDADE / FESTAS DE ABRANTES

HASTEAR DA BANDEIRA
CERIMÓNIAS OFICIAIS OFICIAL DIA DA CIDADE
10H30 // Castelo/Fortaleza de Abrantes

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

TORNEIO FUTEBOL PRAIA
10H00 // Aquapolis (margem norte)
INSCRIÇÕES // INFORMAÇÕES
Cidade Desportiva Abrantes – Tel: 241 330 100 – desporto@cm-abrantes.pt
Inscrições online: www.cm-abrantes.pt // www.desporto.cm-abrantes.pt

ANIMAÇÃO/ FESTAS DE ABRANTES

GRUPO DE CONCERTINAS SONS LUSITANOS DE ABRANTES
16H00 – 19H00 // Centro Histórico
Um grupo de Amigos que gostam de se juntar e tocar umas "concertinadas" para animar as gentes. Juntaram-se há já alguns anos, mas a 25 de Abril de 2012 decidiram criar este grupo os "Sons Lusitanos".

SEMÁFORO
20H00 // Jardim da República
Os Se­má­foro in­ter­pretam di­fe­rentes es­tilos mu­si­cais com vozes, gui­tarra, te­clas e ba­teria. Ex­pe­ri­entes e pro­fis­si­o­nais, tocam mú­sica ao vivo, ofe­re­cendo um am­bi­ente de ani­mação total, com mú­sica para dançar, temas por­tu­gueses, bra­si­leiros, la­tinos e quizombas.

AUREA + PEDRO ABRUNHOSA + ABRANTES BIG BAND
22H00 // CASTELO

AUREA
O álbum de estreia homónimo foi lançado a 27 de setembro de 2010, tendo atingido o primeiro lugar da tabela em Portugal. O seu segundo álbum de estúdio, intitulado Soul Notes, foi lançado em 26 de novembro de 2012. Foi nomeada para o título de Best Portuguese Act nos MTV EuropeMusicAwards de 2012, o qual ganhou pela segunda vez na sua carreira e com esta conquista, ficou automaticamente nomeada para o prémio "WorldwideAct" que decorreu em Frankfurt na Alemanha a 11 de novembro de 2012. Participou de duas edições do Rock in Rio. Em março de 2016 lançou seu terceiro disco, Restart. O trabalho teve como produtores a baterista Cindy Blackman Santana e o baixista Jack Davies, tendo sido gravado em Las Vegas.

PEDRO ABRUNHOSA
Entrou na música pela via erudita. E quando chegou ao jazz era um erudito a tocar jazz. Colaborou com grandes figuras como Paul Motion, Bill Frisell, Joe Lovano, David Liebman, BillyHart. Apresentou os Bandemónio e o álbum a que chamou “Viagens”, editado em 1994. Um disco de rock cheio de jazz e de vida. 2010 é ano de viragem. Reúne os Comité Caviar, alia-se ao produtor João Bessa, e lança o álbum Longe, que atinge o galardão de dupla platina. Canções como “Fazer o que Ainda não Foi feito, “Não Desistas de Mim”, “Pode o Céu Ser Tão Longe”, juntam-se a tantos outros hinos, lendas, adágios, a que Pedro Abrunhosa nos habituou desde sempre. Em dezembro de 2013 é editado o 7.º disco de estúdio de Pedro Abrunhosa, ‘Contramão’. Onze novas canções, incluindo os singles ‘Toma Conta de Mim’ e ‘Voámos em Contramão’.

MI SANGA (Mossy)
01H00 // Praça D. Francisco de Almeida
Ainda mais conhecido por “Mossy”, Mi Sanga foi o novo nome que deu inicio a mais uma etapa na sua carreira artística como produtor e DJ, tendo como objetivo explorar as novas tendências do mundo da música eletrónica e dar a conhecer ao seu fiel público uma outra face da música de dança, não esquecendo os temas que fizeram com que as suas atuações fossem únicas e sempre diferentes.

15.JUNHO ‘17

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

TORNEIO VOLEIBOL PRAIA

10H00 // Aquapolis (margem norte)
INSCRIÇÕES // INFORMAÇÕES
Cidade Desportiva Abrantes – Tel: 241 330 100 – desporto@cm-abrantes.pt
Inscrições online: www.cm-abrantes.pt // www.desporto.cm-abrantes.pt

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

DOWNHILL URBANO
14H00 // Centro Histórico – Abrantes
Org: Associação de Ciclismo de Santarém

HORÁRIO
14H00/16H00 Treinos Livres;
16H30 – 1ª Descida;
18H00 – 2ª Descida;
19H30 – Entrega de Prémios;

Inscrições // Informações
Serão seguidos os critérios do Regulamento das Provas Nacionais de DownHill da Federação Portuguesa de Ciclismo. Os participantes terão de ter no mínimo 15 anos de idade.
Inscrições gratuitas.
Data limite de inscrições: 13. junho
Cidade Desportiva Abrantes – Tel: 241 330 100 – desporto@cm-abrantes.pt
Inscrições Online: www.cm-abrantes.pt // www.desporto.cm-abrantes.pt

ANIMAÇÃO/ FESTAS DE ABRANTES

TOC’ABRIR
20H00 // Jardim da República
Duo musical de Abrantes

VOZES DE ABRANTES E CONVIDADO ESPECIAL
22H00 // Praça Barão da Batalha
O projeto “Vozes de Abrantes 2017” pretende promover um encontro entre as melhores vozes de Abrantes e o público abrantino. A banda interpreta ao vivo temas de personalidade artísticas tão diferentes como Rui Veloso, João Pedro Pais, Luís Represas, Marisa Liz, Herman José, Mariza, Carlos do Carmo, Sofia Escobar, FF, entre muitos outros.

FUNK YOU
23H30 // Praça Raimundo Soares
Os Funk You são uma banda de co­vers oriunda da ci­dade de Abrantes cuja origem data de me­ados de 2009, época em que se co­meçou a es­boçar e es­tru­turar o projeto que desde 2010 temos vindo a apre­sentar ao vivo. A se­leção das mú­sicas que cons­ti­tuem o re­per­tório da banda, atra­vessam di­versos es­tilos mu­si­cais dentro do pa­no­rama mu­sical na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal, desde o pop-rock, soul, blues, funk, con­subs­tan­ciada num de­no­mi­nador comum - a Qua­li­dade Mu­sical.

DJ INÊS DUARTE
01H00 // Praça D. Francisco de Almeida
Numa era em que a atividade de DJ se tende a massificar, a ascensão segura e permanente da Inês Duarte é tranquilizadora. Tudo começa numa fundação aparentemente simples, mas que vai sendo rara: ela dá-nos música pelas razões certas. Pelo seu poder enquanto linguagem da alma humana, pela sua capacidade de unir distintas sensibilidades. Daí surge a extensão natural dessa intenção, na cabine, para a pista. Uma partilha feita de um conhecimento invulgar para a idade do house, a sua paixão maior, ou do techno, do qual não se esconde, sem esquecer outras eletrónicas de dança menos convencionais, mas com igual influência naquilo que nos faz mexer.

16.JUNHO ‘17

ANIMAÇÃO/ FESTAS DE ABRANTES

REMEDIUM SANTU
20H00 // Jardim da República
Não somos a equipa do Dr. House, nem fazemos parte da Anatomia de Grey, Médicos sem Fronteiras também não o somos, mas sim REMÉDIU SANTU de Abrantes. O nosso Consultório é móvel e depende da vossa necessidade, sendo as consultas a bom preço e as receitas a baixo custo utilizando também os genéricos. Somos uma equipa composta por 5 elementos licenciados na Medicina Musical.

ÁTOA
22H00 // Praça Barão da Batalha
Chamam-se ÁTOA porque no início foi assim, tudo era um pouco à toa. São 4 grandes amigos de 19 anos, de Évora: Guilherme Alface (Voz, Guitarra , Piano), João Direitinho (Guitarra, Voz), Rodrigo Liaça (Bateria, Percussão, Voz) e Mário Monginho (Baixo, Guitarra). Os ÁTOA encontram as suas maiores referências e influências na pop cantada em português, quase unanimemente referem Miguel Araújo, Tiago Bettencourt, António Zambujo e os Azeitonas como fonte de inspiração. O Mário, o roqueiro de serviço, refere os Ornatos Violeta e Diabo na Cruz.

MIGUEL ESTRADA
23H30 // Praça Raimundo Soares

DJ THE FOX
01H00 // Praça D. Francisco de Almeida
The FOX, nascido na Alemanha, torna-se profissional na arte do DJing ainda no longínquo ano de 1987. Desde 2003 que é o produtor e mentor do programa televisivo “Dance TV”, 100% dedicado à dance scene nacional e Internacional que conjuga com os programas de rádio PARTY ZONE, (6ª feira às 22h) ou no seu mix show - DANCE GLOBAL, todos os sábados à noite na ANT3NA (FM) e na ANT3NA Dance (online). O recente lançamento de "Back to Live" com Mikkel Solnado marca a nova fase na carreira artística de "The FOX" rumo à internacionalização.

17.JUNHO ‘17

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

FESTIVAL DE CANOAGEM
14H30 // Estação de Canoagem de Alvega
Org: Casa do Povo de Alvega

14H00 Concentração na Estação de Canoagem de Alvega
14H30 Partida da Praia de Marambana
15H00 Inicio das descidas
18H00 Chegada às Mouriscas
Dificuldade: Fácil (7 kms)

Inscrições // InformaçõesData Limite: 10.junho
Valor: € 8,00 (Embarcação, Seguro de Responsabilidade Civil + oferta da t-shirt)
Casa do Povo de Alvega – Tlm: 919523563 – cpalvega@gmail.com
Cidade Desportiva de Abrantes – Tel: 241 330 100 (7 // 1) – desporto@cm-abrantes.pt
Inscrições Online: www.cm-abrantes.pt // www.desporto.cm-abrantes.pt

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS
15H00 // Pista De Atletismo – Cidade Desportiva De Abrantes
Org: Federação Portuguesa de Atletismo / Associação de Atletismo de Santarém

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

13ª EDIÇÃO TORNEIO INTERCONCELHIO DE ESCOLINHAS FUTEBOL
16H00 // Campo de Jogos Aquapolis – Margem Norte

ANIMAÇÃO/ FESTAS DE ABRANTES

CANTARES POPULARES – Grupo de Cantares Brisa do Tejo, Grupo de Cantares da Sociedade Recreativa do Souto e Grupo de Cantares do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes
18H00 // Jardim da República

FH5
20H00 // Jardim da República
Nestes 40 anos a banda tem vivido momentos de grande intensidade musical, dos quais se destacam: cinco primeiras partes dos Xutos e Pontapés, cinco dos UHF, seis do Quinta do Bill, duas de Rui Veloso, três de Sétima legião, duas de GNR, 1ª parte dos espanhóis La Unión, Delfins, Sitiados, Ban, Despe e Siga, Rádio Macau, Peste e Sida, Mão Morta, entre outros de entre os quais, mais recentemente, dos brasileiros Banda Eva e Ala dos Namorados.

GNR
22H00 / /Praça Barão da Batalha
Os GNR iniciam 2016 a comemorar 35 anos de carreira e um concerto muito especial que reúne os principais êxitos da banda. Ao longo de 35 anos, os GNR criaram uma marca musical única, somando recordes de venda de discos e concertos. Os êxitos dos GNR fazem parte da banda sonora das nossas vidas. Temas como Dunas, Efectivamente, Bellevue, Morte ao Sol, Valsa dos Detectives, Popless, Asas, Sangue Oculto, Pronúncia do Norte, Ana Lee, Sub-16, Mais Vale Nunca, ou o recente Cadeira Eléctrica serão para sempre um marco incontornável da música portuguesa. Atualmente a banda é formada por Toli César Machado (guitarra e teclas), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (voz).

HYUBRIS
23H30 // Praça Raimundo Soares
O coletivo HYUBRIS do Tramagal, (Abrantes), não é uma banda normal. A formação do conjunto remonta a 1998, quando um grupo de amigos decidiu juntar-se para tocar a música que gostavam de ouvir. O EP “desafio”, editado pela própria banda em 2002, mostrava-o de forma clara: a voz – ora angélica, ora indomável – de Filipa Mota reunia sob a sua alçada elementos líricos, de rock, hard rock, música medieval, elementos neoclássicos, sensibilidade folk sublinhada pelo uso de flauta e uma tendência para a escrita de melodias inesquecíveis que havia de acompanha-los até hoje. A edição do álbum de estreia homónimo, em 2005 mostrou não apenas o crescimento musical de uma banda que começava a ser demasiado grande para as fonteiras geográficas do tramagal, como lhes deu uma personalidade quase literária.

DJ NUNO CALADO
01H00 // Praça D. Francisco de Almeida
Nuno Calado, com um longo percurso na rádio nacional, esteve na fundação da Antena 3, onde se tem notabilizado pelo seu programa “Indiegente”. Ao longo dos últimos 10 anos, também tem colaborado com a SIC Radical. É também DJ, sempre associado a música de qualidade. Os seus sets são uma viagem de diversão por várias épocas da música, com os pés no passado e os olhos no futuro.

18.JUNHO ‘17

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

PASSEIO CHAPA AMARELA
09H00 // Abrantes
Org: ACCA – Associação Amigos Chapa Amarela

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS
09H30 // Pista De Atletismo – Cidade Desportiva De Abrantes
Org: Federação Portuguesa de Atletismo / Associação de Atletismo de Santarém

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

CAMPEONATO NACIONAL DE CARRINHOS DE ROLAMENTOS
14h00 // Açude
Org: Trilhos do Zêzere
Percurso: Descida do Açude
Inscrições // Informações Trilhos do Zêzere - 919 675 275 / Aventurirequinte – Associação
Inscrições online: www.cncr.pt

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

3º UPHILL
16H00 // Calçada de S. José

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

ABRANTES NA DIAGONAL
19H00 - 20H00 // Centro Histórico – Abrantes
Chegada dos participantes entre as 19H00 E 20H00

Dando continuidade ao projeto iniciado no ano de Abrantes, Cidade centenária, quatro partidas simultâneas, no dia 17 de junho, de Sagres, Vila Real de Santo António, Bragança e Caminha, numa travessia em bicicleta que levará os participantes a confluir a Abrantes.

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

TORNEIO DE XADREZ
14H00 // Centro Histórico
Org: Sporting Clube de Abrantes

INSCRIÇÕES // INFORMAÇÕES:
Inscrições gratuitas.
Data limite: 18. junho até 13H00
Partidas semirrápidas de 20 minutos
Cidade Desportiva Abrantes – Tel: 241 331 100 – www.cm-abrantes.pt // www.desporto.cm-abrantes.pt
Inscrições: sportingclubabrantes@sapo.pt

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

TORNEIO DE SUECA
15H00 // Jardim da República
Org: Casa do Benfica em Abrantes

INSCRIÇÕES // INFORMAÇÕES:Inscrições gratuitas
Data limite: 18. junho até 13H00
Sede da Casa do Benfica em Abrantes ou Telemóvel: 938 490 438 casa.benfica.abrantes@gmail.com
Cidade Desportiva Abrantes – Tel: 241 330 100 – desporto@cm-abrantes.pt
Inscrições Online: www.cm-abrantes.pt // www.desporto.cm-abrantes.pt

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

18.junho // 15H00 // Jardim da República
JOGOS TRADICIONAIS
Inscrições gratuitas

DESPORTO / FESTAS DE ABRANTES

18.junho // 18H00 // Alameda Carlos Lopes – Cidade Desportiva
SHOW MOTORIZADO - STUNT - PERICIA – RALLY – KARTING – TODO O TERRENO – DRIFT - TRIAL
Organização: Clube Aventura e Motorizado do Pego

ANIMAÇÃO/ FESTAS DE ABRANTES
MODINHAS - Grupo de Modas e Brincadeiras do Rancho Folclórico de Casais de Revelhos e Escolinhas do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego
18H00 // Jardim da República

TOC’ E FOGE
20H00 // Jardim da República
Existe há mais de 30 anos. São cinco músicos e três ou quatro técnicos que compõem a equipa de trabalho. Tocam todo o tipo de música, predominantemente de baile, portuguesa, passando pela música brasileira, pop e rock, de forma a agradar a todos os gostos. Tem uma larga experiência na animação de festas percorrendo quase todo o território de Portugal.

DAVID ANTUNES & AMIGOS (Simone de Oliveira, João Paulo Rodrigues, Berg, Luís Jardim e CC)

22H00 // Praça Barão da Batalha
Cantor, compositor e pianista, começou a tocar com o pai aos seis anos. Fica conhecido pelo público quando é convidado para fazer parte do programa 5 para a meia-noite da RTP em 2009. Nasce então a banda "David Antunes &TheMidnightBand" onde integram também os seus irmãos André Antunes e Valter Antunes. Em 2016 são convidados a integrar o programa Agora Nós da RTP e iniciam essa aventura a 1 de fevereiro. A 31 de Março de 2016, David Antunes lança um novo single. "Voltar à casa de partida".

EM SIMULTÂNEO / FESTAS DE ABRANTES
» Animação de rua - Centro Histórico14 a 18. junho //17H00 - 20H00

» Artesanato e Design Urbano – Ruas do Centro Histórico13.junho // 18H00 - 24H00
14 a 17.junho //14H00 - 24H00
18.junho//14H00 - 23H00

» Doces tradicionais – Ruas do Centro Histórico13.junho // 18H00 - 24H00
14 a 17.junho//14H00 - 24H00
18.junho//14H00 - 23H00

» Tasquinhas – Jardim da República13.junho // 18H00 - 02H00//
14.junho e 15. junho // 12H00 - 02H00
16.junho // 18H00 - 02H00
17.junho //12H00 - 02H00
18.junho//12H00 - 24H00

BIA nas Festas de Abrantes 2017
BIAGENS COM LIVROS

14 a 17.junho.2017//18h00 - 22H00
Das 18h às 22h
Promoção da leitura em pinturas faciais com livros e moldagem de balões, em parceria com BI-DOM Academia Criativa
Das 19h às 21h

» Exposições

IX ANTEVISÃO DO MIAA – ROMANIZAÇÃO DO MÉDIO TEJO

MUSEU D. LOPO DE ALMEIDA*
CACHIMBOS E CARTAS DE AMOR, ILUSTRAÇÃO SOBRE A OBRA DE CATARINA SOBRAL
BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO BOTTO*

TEM-TE-BEM DE LUISA CUNHA, QUARTEL DA ARTE CONTEMPORÂNEA DE ABRANTES
COLEÇÃO FIGUEIREDO RIBEIRO*

Comentários