Sardoal - Especial Semana Santa | Programa completo


A celebração da Semana Santa em Sardoal assume-se como um importante momento religioso mas também cultural. De 13 a 16 de abril, a vila vive de uma forma intensa o misticismo da Semana Santa, que alia um programa religioso a uma vasta oferta cultural. O Circo Natureza revela tudo o que precisa de saber para visitar o Sardoal nesta altura da Páscoa. 

Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus) | 13 de abril | 21h30

A Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus), uma das mais emblemáticas manifestações religiosas da Semana Santa de Sardoal, decorre na Quinta-feira Santa, 13 de abril, pelas 21h30.

Esta Procissão realiza-se à luz das velas, archotes e candeias, com a iluminação da rede pública desligada nas principais ruas da Vila, criando um ambiente místico, acentuado pelas marchas fúnebres interpretadas pela Filarmónica União Sardoalense.

Com organização da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, o Cortejo integra o Sermão do Mandato, na Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade.

Refira-se que nesta Procissão podem ser apreciados os ricos painéis, datados do século XVIII, pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão. Os painéis originais podem ser vistos na Igreja da Misericórdia, uma vez que, por motivos de preservação, integram a Procissão réplicas destas obras.

Integrado no programa religioso da Semana Santa decorrerá ainda a Procissão do Enterro do Senhor, em 14 de abril, pelas 19horas, e no Domingo de Páscoa terá lugar a Procissão da Ressurreição, pelas 10 horas.

Tapetes de flores e verduras adornam Igrejas e Capelas | 13 a 16 de abril

Durante a Semana Santa, as Igrejas e Capelas do Concelho de Sardoal vão estar decoradas com tapetes feitos à base de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos alusivos à época.
Entre Quinta-feira Santa, 13 de abril, e Domingo de Páscoa, 16 de abril, os tapetes nos templos refletem o empenho com que a comunidade sardoalense trabalha e se envolve na Semana Santa, criando verdadeiras obras de arte.

Os enfeites na Vila são efetuados nas Igrejas da Misericórdia e do Convento de Santa Maria da Caridade e nas Capelas do Espírito Santo, Nossa Senhora do Carmo, S. Sebastião, Sant’Ana, Santa Catarina e Senhor dos Remédios.

Pelo quarto ano consecutivo, também as Igrejas e Capelas de fora da Vila estão adornadas com flores e verduras. O Município disponibilizará transporte para visitar estes templos nos dias 14 e 15 de abril, com partida do Centro Cultural Gil Vicente, pelas 14h30.

Os tradicionais tapetes de flores e verduras são uma das iniciativas mais emblemáticas das Celebrações da Semana Santa e Páscoa no nosso Concelho, atraindo, todos os anos, milhares de visitantes.

Esta é uma tradição cultural que se julga ser única no país, remontando a um passado longínquo, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.

Programa cultural: 
Exposições | Passeio Pedestre | Recriação de “A Paixão de Cristo” | Concerto de Páscoa 

Com o intuito de complementar o programa religioso da Semana Santa, o Município de Sardoal promove e apoia um conjunto de eventos de cariz cultural.

Desta forma, na manhã de Sexta-feira Santa, 14 de abril, o passeio pedestre “Caminhos da Fé”, levará os caminhantes a visitar Capelas e Igrejas decoradas com tapetes de flores naturais nas Paróquias de Santiago de Montalegre e Alcaravela.

O GETAS apresenta, pelo sexto ano consecutivo, a recriação de “A Paixão de Cristo”, reconstituindo ao vivo o percurso de Jesus Cristo a caminho do Calvário. Trata-se de uma produção que envolve várias dezenas de figurantes e que vai ser levada a efeito no Sábado, dia 15 de abril. A recriação terá início às 15 horas na Praça da República e contará com um cortejo pela Av. Luís de Camões e Rua 5 de Outubro, terminando no Largo do Convento de Santa Maria da Caridade.

A Igreja Matriz recebe o habitual Concerto de Páscoa pela Filarmónica União Sardoalense no sábado, dia 22 de abril, pelas 21h30.

No programa complementar da Semana Santa e Páscoa incluem-se ainda as exposições “Projeto Capela 2017”, patente no espaço Cá da Terra, e “Laudamus Te”, uma mostra, patente Centro Cultural Gil Vicente, que expõe a Arte e o Esplendor na Liturgia.

Passeio Pedestre “Caminhos da Fé” | 14 de abril | 8h30

À semelhança de anos anteriores, o Município de Sardoal promove na Sexta-feira Santa, dia 14 de abril, o Passeio Pedestre “Caminhos da Fé”.

Este Passeio, com um percurso a pé de aproximadamente 12 km, levará os participantes a visitar Capelas e Igrejas decoradas com tapetes de flores naturais nas Paróquias de Santiago de Montalegre e Alcaravela.

O início do Passeio Pedestre terá lugar na Praça da República, pelas 8h30, sendo uma parte do percurso feita de autocarro. O reforço alimentar será oferecido pela Associação de Amigos de Santiago de Montalegre.

Limitada « 50 participantes, a inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita presencialmente no Posto de Turismo de Sardoal, pelo tlf. 241 851 498 ou pelo email turismo@cm-sardoal.pt

 Programa Religioso

Programa Complementar


Fotogaleria das Capelas e Igrejas enfeitadas 2016












Comentários