Ourém - Semana Santa com recriação da Via Sacra esta sexta-feira



A Vila Medieval de Ourém volta a ser palco da Via Sacra ao Vivo, no próximo dia 14 de abril, sexta-feira santa. São cerca de uma centena de figurantes e atores aqueles que voltam a encenar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

Esta recriação pascal começou a ser encenada em 1999 e tem-se mantido, ganhando dimensão graças ao ambiente pitoresco, mas também devido aos figurinos realistas e às interpretações bem conseguidas de vários dos seus elementos.

A paisagem envolvente sobre a vila e os campos do concelho, com o encerramento apoteótico junto às ruínas dos Paços do Conde, fazem deste um dos melhores cenários. Este ano o guião e o percurso vão sofrer algumas alterações relativamente aos anos anteriores, proporcionando aos visitantes uma maior fruição dos monumentos da Vila Medieval de Ourém.

Promovida pela autarquia, a Via Sacra é um dos pontos altos das atividades culturais ourienses e uma das recriações mais bem conseguidas a nível nacional.

Dado que esta é uma cerimónia que habitualmente atrai muito público, e para que todos possam ter acesso ao local, a Câmara Municipal de Ourém criou um serviço de transfer gratuito, a partir das 14h00, junto ao espaço de feira e mercado da cidade, que transportará as pessoas até à Vila Medieval de Ourém.

Semana Santa decorre até domingo, 16 de abril

A Via Sacra é o ponto alto das celebrações da Semana Santa em Ourém. Entre 9 e 16 de abril vão decorrer em Ourém um conjunto de iniciativas alusivas à celebração da Semana Santa. Ourém assume-se como um concelho de profundas tradições religiosas e de fé, estando previstos vários momentos alusivos às celebrações da Páscoa.

Na quinta-feira santa, dia 13, às 20h30, será celebrada a Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés e Adoração Eucarística. Na sexta-feira santa, as cerimónias têm início às 09h00, com o canto de Laudes e às 15h00 terá início a Via Sacra ao Vivo.

No sábado Santo, dia 15 de abril, às 09h00, haverá o canto de Laudes e às 22h00 a celebração da Solene Vigília Pascal. No domingo de Páscoa a missa é às 11h00, seguida de Procissão do Senhor Ressuscitado com a presença da Filarmónica Ouriense e de todas as Comissões das igrejas da Paróquia.

Comentários