Mação - Museu promove debate sobre património e turismo sustentável

O Museu de Arte Pré-Histórica de Mação promove na próxima terça-feira, 18 de abril, pelas 18 horas, um debate sobre as potencialidades do património cultural de Mação associado a atividades de turismo sustentável.

Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a iniciativa conta com as intervenções do presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, do diretor científico do Museu, Luiz Oosterbeek, do historiador João de Matos Filipe e do coordenador da associação Pinhal Maior, Augusto Nogueira.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em cada país é promovido anualmente um programa de atividades, com acesso geralmente gratuito. Em 2017, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao Património Cultural e Turismo Sustentável.

Comentários