Constância - Especial Festas do Concelho/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem


Constância recebe as Festas do Concelho 2017/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril.

Tim, HMB, Ferro & Fogo, Tributo aos Pink Floyd, Hyubris, Tarde de Folclore, Banda da Associação Filarmónica Montalvense e o Carrilhão Lvsitanvs são os destaques musicais.

Novidade nas festas deste ano será a Tenda Jovem, um espaço onde será possível prolongar noite dentro a animação noturna.

Paralelamente à vertente musical, integram as Festas do Concelho, as ruas floridas, o XXIX Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a 9.ª Caminhada, uma Mega Aula de Zumba, a XXVIII Mostra Nacional de Artesanato e a XI Mostra de Doces Sabores as tasquinhas típicas, diversas exposições, a chegada das embarcações a Constância e um espetáculo piromusical.

Festas com música para todos os gostos e gerações

As Festas do Concelho de Constância contam, como habitualmente, com um programa musical diversificado que abrange vários estilos e gostos. Este ano, a anteceder a abertura oficial do certame, haverá um concerto dos Hyubris, no dia 14. A banda do Tramagal está de volta aos palcos, depois de terem tocado na Gala da Antena Livre & Jornal de Abrantes em janeiro passado. Liderados pela vocalista Filipa Mota, os Hyubris estiveram parados nos últimos quatro anos, sendo este um regresso muito aguardado.

A noite de 15 de abril fica marcada pelos concertos de Ferro & Fogo e da banda HMB. Os lendários Ferro & Fogo regressam a Constância para recriarem alguns temas do rock nacional e internacional e prometem juntar em frente ao palco várias gerações. No palco principal, os HMB darão a conhecer o novo disco “Mais” (2017), do qual fazem parte temas como “O Amor é Assim” e “Estrela Brilha”, marcado pela soul e R&B.

Do concelho de Constância, mais propriamente de Montalvo, chega, no dia 16 de abril, a Banda da Associação Filarmónica 24 de Janeiro que partilha o cartaz com a banda Echoes Tributo a Pink Floyd.

Se as festas começam com música, é com música que terminam. Para o último dia do certame, 17 de abril, o destaque vai para o concerto de Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, que em Constância atua em nome próprio. Lançou em 1995 o seu primeiro disco a solo “Olhos Meus” e, absorvido pelas digressões dos Xutos & Pontapés, só 11 anos mais tarde edita o segundo disco de originais “Um e Outro”. Em 2010, Tim embarca num novo trabalho discográfico com “Companheiros de Aventura”. Mais recentemente, em 2016, o cantor e guitarrista editou um álbum ao vivo gravado no festival “O Sol da Caparica”. Para o fim da festa está reservado um espetáculo piromusical.

Do programa musical há ainda a frisar os concertos do Carrilhão LVSITANVS, junto à margem do Rio Zêzere, nos dias 15, 16 e 17; a animação de rua pelos Xaral´s Dixie Band, no dia 15; e a tarde de Folclore, a 16 de abril.

Milhares de flores vestem vila por ocasião da Páscoa

Vestir Constância com flores de papel e de outros materiais por ocasião da Páscoa é uma tarefa partilhada por moradores, escolas e instituições do concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse nas Festas do Concelho.

Ruas e becos da vila serão adornados com motivos típicos e grandiosos arranjos florais, tornando Constância numa verdadeira musa do Tejo.

À semelhança dos anos anteriores, também este ano haverá mais ruas floridas, fruto de um desafio lançado pela autarquia, às coletividades e associações do concelho. Desde a zona histórica até à entrada norte da vila, muitos serão os arranjos florais que farão as maravilhas de todos os que elegerem Constância, como destino turístico na próxima Páscoa.

28.ª Mostra Nacional de Artesanato e 11.ª Mostra de Doces Sabores 

As bonequinhas tradicionais de Constância, cerâmicas, madeiras, cortiças, couros, xistos, pratas, filigranas, linhos, capim, sabão tradicional, trapologia, rendas, bordados, bijuteria e brinquedos diversos, entre outros, são os materiais diversos disponíveis na 28.ª Mostra Nacional de Artesanato, um evento que decorre em Constância, de 14 a 17 de abril, no âmbito das Festas do Concelho 2017.

Em simultâneo funciona também a 11.ª Mostra de Doces Sabores, onde será possível encontrar muitas das maravilhas da doçaria tradicional. Queijinhos do céu (doce tradicional de Constância), tigeladas, palha de Abrantes, doces regionais de Tomar, ovos-moles de Aveiro, doçaria conventual de Alcobaça…são apenas alguns dos doces sabores que integram o certame. Na feira marcarão também presença os queijos, os enchidos, os azeites, a cerveja artesanal e a tradicional ginjinha d´Óbidos.

Dezenas de embarcações recebem Bênçãos em Constância

No próximo dia 17 de abril, (Segunda-feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h00 vão chegar a Constância dezenas de embarcações, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho.

Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar.

Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso.

As tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha pão de grande parte da população.

As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão com as já referidas Bênçãos dos Barcos nos rios, e das Viaturas, na Praça Alexandre Herculano.

Registe-se que, para além destas manifestações, as Cerimónias do Dia do Concelho, vão ter início às 9h30 com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. Às 10h00 decorrerá a cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20 e 30 anos de serviço, ao que seguirá uma visita às ruas floridas.

Tasquinhas, doces e sabores pelos recantos da vila

Pratos de peixe do rio, migas tradicionais, grelhados, enchidos, arroz de feijão, caldo verde, tigeladas, queijinhos do céu, entre outras iguarias, são os doces e os sabores que se podem encontrar pelos recantos da vila, nas tasquinhas e nos restaurantes da vila que estão em funcionamento durante a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem /Festas do Concelho de Constância.

Dinamizadas por associações e coletividades do Concelho e por alguns comerciantes, as tasquinhas surgiram inicialmente como resposta às necessidades de milhares de forasteiros que visitam a vila por esta ocasião. Hoje, respondendo também aos objetivos iniciais, as Tasquinhas são uma parte indissociável da festa, como forma de divulgação e promoção da gastronomia e da doçaria local e regional.                                                                                                                  
Desfrutando dos prazeres da festa, num passeio pela Vila Poema, aconselham-se os paladares típicos da cozinha regional que podem ser apreciados nos restaurantes da vila.

Exposição "Ruas da Festa"

Nos dias da Festa, a Vila transforma-se… as suas ruas são uma explosão de cor, a animação espreita a cada a esquina e entre o serpentear das ruas, becos e ruelas sente-se uma mística de fé e emoção.

A exposição Ruas da Festa, patente na Antiga Cadeia, pretende relevar o sentimento e a importância que a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho tem para as gentes de Constância e para os milhares de pessoas que acorrem à vila nestes dias, tornando-a numa manifestação cultural e religiosa, unificadora e identitária da região do vale do Tejo.

Comentários