Abrantes - Diocese de Portalegre – Castelo Branco expõe ex-votos no Museu D. Lopo de Almeida


O Museu D. Lopo de Almeida, no interior do Castelo de Abrantes, tem patente, de 7 de abril a 28 de maio, a exposição “Imagens de Fé – Ex-votos da Diocese de Portalegre – Castelo Branco”.

Trata-se de uma exposição organizada pela Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, presidida pelo Padre Francisco Valente, em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes.

Em comunicado, o Município de Abrantes explica que os "ex-votos são essencialmente pinturas figurativas que representam graças recebidas e são expressão de promessas pagas. Referem-se a manifestação da religiosidade das populações da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e são uma expressão genuína da fé que se cruza com a existência quotidiana. Os painéis gratulatórios que fazem parte da exposição surgiram entre os séculos XVIII e XX são na sua maioria pinturas sobre madeira e tela, muito simples, de cariz popular, quase sempre anónimas e de muito fácil leitura, não precisando praticamente de qualquer tipo de explicação para que todos percebam as histórias que os motivaram."

O conjunto singular que vai estar patente ao público é uma coleção de inestimável valor material, cultural e religioso, constituindo um invulgar e raro acervo do repositório patrimonial a nível regional e nacional.

“Imagens de Fé – Ex-votos da Diocese de Portalegre – Castelo Branco” pode ser visitada, gratuitamente, de terça-feira a domingo entre as 09h30 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h00.

Comentários