Mação - Quinzena Internacional da Aprendizagem de 19 de setembro a 1 de outubro

Mação vai promover a “Quinzena Internacional da Aprendizagem: comunidades, culturas, saberes e ações”, de 19 de setembro a 1 de outubro.

A iniciativa decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2016 e da integração de Mação na Rede Global de Cidades da Aprendizagem da UNESCO.

Durante todos os dias haverá actividades relacionadas com as comunidades, culturas, saberes e acções dentro da temática da Aprendizagem.

A abrir o programa, dias 19 e 20 de setembro, destaque para as provas públicas de defesa de teses de Mestrado Erasmus Mundus em Quaternário e Pré-História 2014-2016.

Haverá também sessões nas várias freguesias do concelho de Mação sobre “A importância do Envelhecimento Activo e da Estimulação Cognitiva” e “Avaliar o Envelhecimento”.

No dia 22, o programa contempla a apresentação Pública do Projecto Educativo à Comunidade e Encarregados de Educação, pelo Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, e Animação com o Grupo de Danças Urbanas da Escola.

No sábado, dia 24, decorre a acção “Pessoas e Gentes de Mação”, por Carlos Gueifão (ciclo Histórias de Mação) e, no dia seguinte, terá lugar o “Percurso Pedestre Paisagem e Arte Rupestre (Ocreza)” que será antecedido pela Apresentação da Candidatura a Património da Humanidade da Arte Esquemática Peninsular.

O programa da Quinzena engloba ainda a Sessão de Abertura do Ano Lectivo da Universidade Sénior de Mação e recepção ao Caloiro, bem como o início do ano lectivo da Universidade Sénior.

Para dia 27, está programado o “Seminário Internacional Learning skills and understanding cultural diversity: silk roads and sino-western exchanges” e, dia 28, terá lugar uma Mesa Redonda Aprendizagem e Criatividade para o Entendimento Global.

No dia 30, o projecto “À conversa com...” tem como convidado António Martins da Silva para falar sobre “Silva Tavares: de Cardigos para o Mundo”. Por último, o programa inclui o Encontro de Empresários em Mação e a Comemoração do Dia Internacional do Idoso.

Comentários