Ascensão é na Chamusca - Programação das festas de 2013

A festa da Chamusca, que começou com o prólogo no dia 3 de Maio, decorre até ao dia 12, com um programa variado de actividades culturais e desportivas.


A Feira e Festa da Ascensão começam a 8 de Maio. É neste dia que são inauguradas duas exposições de fotografia, uma no Cine-Teatro da vila, pelas 19 horas, onde José António Cabaço mostra o seu trabalho, designado "Nuvens com rosto", e outra na casa junto ao picadeiro Ascensão, no largo 25 de Abril, que recebe imagens dos Fotógrafos Amadores do Ribatejo "Ribatejo, o outro lado da cor é o tema". 


Ainda a 8 de Maio, Rui Tanoeiro lança o livro e CD intitulado "É este o meu fado", no Cine-Teatro, a partir das 19h30, com a participação especial de João Chora, Bruno Mira, Dora Maria, Pedro e Raul Caldeira. As Funny Girls actuam às 21h30 no Palco Arraial e pelas 22h30, no Palco Ascensão, actua o grupo musical Gritos Mudos, de tributo aos Xutos & Pontapés. 


Quinta-Feira de Ascensão é marcado pela entrada de toiros que está prevista para as 12 horas. Mas o dia começa cedo, pelas 7h30, com a tradicional apanha da espiga que tem concentração marcada para o Largo da República. Pelas 10h30, realiza-se uma eucaristia alusiva à data e bênção dos dons da terra e dos animais, junto à Igreja Matriz. Pelas 21h30, exibe-se o Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo no Palco Arraial e, pelas 22h00, o fadista João Chora sobe ao Palco Ascensão com um vasto naipe de convidados. O dia encerra com a música dos FH5 no Palco da Juventude.
 

O popular Quim Barreiros é o cabeça de cartaz de Sexta-feira, 10 de Maio, actuando pelas 22h30.

No Sábado, 11 de Maio, a manhã é dedicada ao desporto com o passeio hípico da Ascensão, às 9h e o torneio de basquetebol Nuno Semedo, às 9h30, no pavilhão gimnodesportivo da Escola EB2/3+S.  No Palco Arraial, a partir das 21h30, actuam os ranchos adulto e infantil da Carregueira no Palco Arraial, antecedendo a actuação dos consagrados Quinta do Bill, marcada para as 22h30. A noite acaba com a música de Pedro Galinha.


O último dia da Ascensão, 12 de Maio, conta diversas provas desportivas em modalidades como a pesca, BTT, trial e futebol e na área cultural é dedicado à prata da casa, com destaque para o espectáculo de música e poesia popular "Minha terra, minha gente", pelas 21h30, e para o concerto do fadista João Manuel Ferreira pelas 22h30.
 


Comentários